Brumadinho: Relatório final de CPI da Assembleia mineira será entregue e votado nesta quinta


 O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que apura a tragédia da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, será entregue e votado nesta quinta-feira (12). A solenidade ocorrerá pela manhã. O Senado e a Câmara Municipal de Belo Horizonte também abriram CPIs sobre o caso. As duas casas já entregaram e votaram o relatório final.

 

O rompimento da barragem B1, no dia 25 de janeiro, devastou a área administrativa da Vale, casas e pousada que ficava em Córrego do Feijão. Além do rastro de destruição, o mar de lama causou até agora em 249 mortes. Vinte e uma pessoas seguem desaparecidas.

 

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, os trabalhos da CPI duraram seis meses e resultaram num relatório com mais de 300 páginas. O documento nomeia os responsáveis pela tragédia, pede o indiciamento de todos eles e faz uma série de recomendações aos órgãos públicos para evitar novos desastres.

 

Segundo a ALMG, para garantir que as famílias das vítimas e os municípios afetados sejam reparados, será proposta a criação de uma instância na casa para acompanhar o cumprimento das diversas recomendações contidas no relatório.

 

A CPI da Barragem de Brumadinho é presidida pelo deputado Gustavo Valadares (PSDB) e tem como relator André Quintão (PT). Desde março, foram aprovados 220 requerimentos com pedidos de providências, requisição de documentos, esclarecimentos, entre outros. Foram realizadas 17 reuniões ordinárias, 14 extraordinárias e duas visitas técnicas. Foram colhidos 120 depoimentos.

 

Informações: G1

Foto: Reprodução/TV Globo