Eleições para conselheiros tutelares acontecem neste domingo


 

A eleição unificada para escolha dos novos conselheiros tutelares de Foz do Iguaçu acontece neste domingo, 6 de outubro, das 8h às 17 horas, em 20 escolas municipais de todas as regiões da cidade.

Os locais de votação, bem como os números dos 15 candidatos, estão sendo divulgados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e podem ser consultados no site da Prefeitura Municipal, através do link: "Processo de Escolha Conselho Tutelar". A logística para escolha dos locais de votação seguiu a Portaria nº 298/2019 do Tribunal Regional Eleitoral (TRT/PR). 

 

Ao todo, 47 urnas eletrônicas serão utilizadas no pleito, que contará com a participação de 200 mesários, além da comissão organizadora. De acordo com o CMDCA, estão aptos para votar em Foz do Iguaçu, 168.622 eleitores. Cada morador terá direito a escolher um membro para o Conselho Tutelar, e para isso, basta digitar o número do candidato na urna. Para votar, é necessário estar em dia com a situação eleitoral, apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. 

 

Seleção

 

O processo de escolha dos conselheiros tutelares teve início em julho deste ano e é composto por três fases: prova de conhecimentos gerais e específicos (28/07), comprovação de experiência na área (12 a 16/08) e eleição unificada, no dia 6 de outubro. Dos 108 candidatos que fizeram a prova, 18 foram aprovados para a segunda fase, e 15 habilitados para concorrer às eleições. 

 

Esta é a primeira vez que o CMDCA contratou uma empresa especializada para a elaboração das provas. A legislação municipal também alterou de ensino fundamental para ensino médio o grau de escolaridade para o cargo. Além disso, os candidatos precisaram comprovar experiência mínima de um ano na área de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.