Feira do Livro confirma nova programação


 A nova programação da 15ª Feira Internacional do Livro foi divulgada nesta segunda-feira (07), com o lançamento do site oficial do evento (http://feiradolivrodefoz.com.br). A FILFI acontecerá de 18 a 24 de outubro, no Clube Gresfi, e da antiga programação, alguns nomes foram mantidos como é o caso da homenageada Conceição Evaristo, do poeta Fabrício Carpinejar, do escritor Cristóvão Tezza, do ilustrador Eloar Guazzelli, dentre outros.  

 

Entre as novidades estão o jornalista e escritor Ruy Castro, a poeta Luz Ribeiro e a escritora Heloísa Seixas. “Conseguimos manter alguns escritores e outros não, também por questões da alteração na data, mas acreditamos que os nomes confirmados representam muito bem a essência da Feira do Livro”, confirmou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. 

 

Além de convidados, escritores locais como Fábio Aristimunho Vargas, Dr. Akira Yamasita, Dr. Aiex, Márcio Dorneles Fontella, Thay Zavadzki, Gilberto Dias e Carmen Barudi, também devem integrar a programação com lançamento de obras. 

 

A escritora homenageada nesta 15ª edição, Conceição Evaristo fala ao público, dia 21 às 19h30, quando participa da mesa “Escrevivência, minha luta”, com a mediação de Angela Maria de Souza. No encontro, Conceição conta um pouco de sua história dentro e fora da literatura, destacando sua luta contra a pobreza e a falta de oportunidades para estudar. 

 
Atrações

Entre os novos nomes confirmados, estão o escritor João Anzanello Carrascoza e a escritora Ana Paula Maia, que falam ao público dia 20, e discutem sobre a complexidade das metrópoles e seu retrato na literatura com o encontro “Violentas fronteiras urbanas”, às 17h. 

 

O tema cidade também será cenário para o bate-papo entre os escritores Cíntia Moscovich e Cristóvão Tezza que falam sobre “A cidade e os livros”, no dia 22. Outro destaque será a participação dos premiados escritores Ruy Castro e Heloísa Seixas, que também dividem espaço na mesa; “A Convicção na palavra”, dia 24, quando falam sobre motivação para a escrita.