Bolsonaro recebe líderes do Brics a partir desta quarta para reunião de cúpula do bloco


 O presidente Jair Bolsonaro se reunirá a partir desta quarta-feira (13) em Brasília com os líderes do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

A programação da 11ª Cúpula do Brics vai até esta quinta (14) no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

 

Na pauta da cúpula então temas como futuro do bloco, crise na Venezuela, crise na Bolívia, série de protestos em Hong Kong e na Caxemira, além das mudanças climáticas. Bolsonaro também terá reuniões separadas com cada chefe de Estado ou de governo do bloco.

 

Além de Bolsonaro, participarão do encontro do Brics:

·         Vladimir Putin, presidente da Rússia

·         Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia

·         Xi Jinping, presidente da China

·         Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul

 

Fundado em 2006 como Bric, o bloco de países emergentes incluiu a África do Sul em 2011 e passou a se chamar Brics. Desde 2009, os líderes do grupo se reúnem anualmente.

 

Além dos encontros dos chefes de Estado e de governo do bloco, Brasília recebeu neste ano o fórum empresarial do Brics, com empresários, investidores e representantes dos países.

 

O governo brasileiro decidiu, contudo, suspender os eventos paralelos à cúpula que, desde 2013, convidavam países de fora do Brics para debates ampliados. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a mudança serviu para "concentrar esforços nos temas internos do bloco".

 

Informações: G1

 

Foto: Reprodução/TV Globo