Itaipu instala novos equipamentos de detecção no reservatório e no rio Paraná


 A Segurança Empresarial de Itaipu adquiriu novos equipamentos de detecção para evitar que sejam transpassados os limites do reservatório e do rio Paraná, a montante e a jusante da barragem. O sistema começa a funcionar já na próxima segunda-feira (18).

Os novos equipamentos possuem capacidade para detectar barcos, pessoas e veículos, de acordo com os limites estabelecidos pelas boias flutuantes de sinalização e placas.

O sistema não oferece riscos, mas permitirá uma fiscalização mais intensa de todas as áreas em que é proibida a circulação de pessoas e embarcações. Sendo assim, recomenda-se a todos que respeitem a sinalização existente e não se aproximem da barragem. A invasão é ilegal e pode resultar em detenções, multas, outras penalidades e acidentes.

 
A Itaipu
 

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional