Foz sedia Fórum Nacional do programa Vida no Trânsito


 Foz do Iguaçu sedia mais um importante evento da agenda pública do país: o I Fórum Nacional e o IV Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito (PVT). A abertura do encontro aconteceu ontem (13), no Hotel Bourbon, e contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Secretário Estadual de Saúde (SMSA), Beto Preto e do vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Nilton Bobato. 

 

Bobato reforçou o compromisso do município com o fortalecimento das ações para a prevenção de acidentes no trânsito. “O governo tem prioridade com as estratégias para prevenção de acidentes e atua de forma integrada para enfrentar essa que é uma das principais causas de atendimento na saúde da tríplice fronteira. Temos compromisso com essa agenda e continuaremos enfrentando os desafios permanentes da vida no trânsito”, disse. 

 

O evento é uma realização do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Educação, Foztrans e Gabinete de Gestão Integrada.  

 
Importância

O Fórum trata de temas relacionados à segurança no trânsito bem como as ações que estão sendo realizadas por meio da metodologia do Programa Vida no Trânsito (PVT) e a perspectiva de redução de acidentes graves e fatais no país.

 

Os acidentes de trânsito no Brasil são a segunda maior causa de mortes externas no país, sendo responsáveis por cerca de 35,3 mil mortes, em 2017, e por mais de 300 mil pessoas com lesões graves, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Datasus – Ministério da Saúde.

 

Em Foz do Iguaçu o PVT iniciou as atividades em 2013 e desenvolve ações de prevenção e óbitos por acidentes de trânsito, de maneira articulada, intersetorial e interinstitucional, tendo como base as análises dos determinantes, fatores e condutas que ocasionam os acidentes de trânsito com óbitos. 

 

Neste período de implantação do PVT no município de Foz do Iguaçu, houve uma redução de 43% de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito no comparativo entre 2013 e 2018.    

 
PVT

Órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito de Foz do Iguaçu: Gabinete de Gestão Integrada Municipal- GGIM, Foztrans, Secretaria de Saúde de Foz, Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), Diretoria de Vigilância em Saúde/ Vigilância Epidemiológica, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, 9ª Regional de Saúde, DETRAN, Bombeiros, Guarda Municipal e Secretaria de Educação.