Começam hoje as rematrículas nas escolas municipais de Foz


A Secretaria Municipal de Educação (SMED) inicia hoje (18) o período de rematrículas para o ano letivo de 2020 nas escolas municipais. O prazo para atualização dos dados segue até o dia 22 de novembro. Devem efetuar rematrículas, os responsáveis pelos alunos que já estudam na rede municipal de ensino e desejam manter o mesmo período e instituição de ensino no próximo ano. 

 

Para fazer a rematrícula é necessário comparecer à instituição de ensino com os documentos pessoais da criança, comprovante de residência e a declaração de vacinação atualizada emitida pela unidade de saúde. Atualmente, 21 mil estudantes estão matriculadas nas 50 escolas municipais. A transferência de alunos com matrícula ativa em qualquer ano/etapa ocorrerá a partir de fevereiro de 2020.

 
Matrículas

As novas matrículas, para crianças que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental, serão feitas de 25 a 29 de novembro nas escolas de interesse. Para efetivar a matrícula a criança deverá ter 6 anos de idade completos até 31 de março de 2020, exceto para os alunos oriundos dos Centros Municipais de Educação Infantil que concluíram o Infantil 5 ou Pré II em 2019.  Os alunos oriundos da educação infantil de outros municípios ou instituições particulares, nascidos entre abril e dezembro de 2014 devem apresentar a comprovação de conclusão do pré-escolar. 

 
Educação Especial

A rematrícula para alunos matriculados na educação Especial seguirá de 18 a 22 de novembro e as novas matriculas poderão ser feitas a partir de fevereiro de 2020. Os responsáveis devem apresentar a documentação específica para enquadramento nas turmas com atendimento especial. Para isso, é preciso apresentar relatório de avaliação pedagógico e parecer psicológico com o diagnóstico da deficiência. Nos casos com deficiência múltipla também é necessário apresentar o parecer clínico. Das 50 escolas do município, 26 possuem turmas especiais,  totalizando 46 turmas com 421 alunos. 

 
Jovens e Adultos

Oito instituições da rede municipal de ensino também oferecem aulas para jovens e adultos. Neste caso, as rematrículas também devem ser feitas de 18 a 22 de novembro nas seguintes instituições: Escola Érico Veríssimo, Emílio de Menezes, João Adão da Silva, Jorge Amado, Padre Luigi, Ponte da Amizade, Três Bandeiras e Vinícius de Moraes. As novas matrículas podem ser solicitadas a partir do início do ano levito em 2020. A idade mínima para ingresso nessa modalidade é 15 anos. 

 
Serviço
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, localizada no Completo Bordin, na Avenida JK, 3.287. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.