“Novembro azul” encerra com programação na saúde em Foz


O “Novembro Azul”, mês de combate ao câncer de próstata, chega à reta final com programações na rede pública de saúde. Hoje (29), a Vigilância em Saúde promove, às 8h30, na sede da instituição, uma roda de conversa sobre o tema. No sábado (30), a UBS do Porto Belo também realiza atividades voltadas ao público masculino a partir das 8h. 

 

Na UBS do Porto Belo, a programação inicia com um café da manhã e segue até as 17h com rodas de conversa, testes rápidos e agendamentos para exames preventivos. A UBS também conciliará a atividade com o Dia “D” de vacinação contra o sarampo. A mobilização de imunização acontecerá em todas as unidades do município, das 8h às 17h. 

 

A gerente da UBS do Porto Belo, Karine Martins, explicou que a mobilização é fundamental para conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado. “Os agentes comunitários de saúde estão distribuindo convites para a comunidade e também sensibilizando sobre a importância do autocuidado”, informou. 

 

A programação encerra uma campanha que teve ao longo do mês a intensificação de agendamento de exames preventivos e de diagnóstico do câncer de próstata, tais como o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque. Esses dois exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

 
Dados 

Atualmente 200 pacientes estão em tratamento de quimioterapia contra o câncer de próstata no município. Em 2018, foram registrados 80 casos e neste ano, são 51 novos casos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

 
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.