Saúde promove campanha de imunização contra o sarampo neste sábado (24)


 A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove neste sábado (24) uma campanha de vacinação contra o sarampo. Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 08h às 14h para imunizar à população.

 

A campanha pretende conscientizar e também prevenir contra o sarampo tendo em vista o aumento do número de casos da doença em várias regiões de país, dentre elas, o Sudeste, que está em estado de epidemia. “É fundamental que as pessoas que não tenham tomado as doses da vacina, procurem as unidades básicas de saúde para se protegerem contra o sarampo”, afirma a Diretora de Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski Bom. 

 

Recentemente a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) notificou o primeiro caso de sarampo importado do município de São Paulo, demonstrando o risco real de introdução desta doença no Paraná.

 

Segundo o chefe de divisão epidemiológica, Roberto Doldan, esta situação coloca Foz do Iguaçu em alerta, principalmente devido as suas características peculiares, como a localização em tríplice fronteira, maior porta de entrada para o Mercosul com realidades sanitárias bastante distintas. “Além disso, Foz do Iguaçu possui uma população flutuante em torno de um milhão e duzentos mil pessoas entre turistas e caminhoneiros circulando no município, com o risco de introdução de doenças emergentes e reemergentes”, reiterou.

 

As informações são da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu.