Foz segue contribuindo para o sucesso da canoagem no Brasil


 O Projeto Meninos do Lago criado há 11 anos em Foz do Iguaçu está entre os principais no setor esportivo em nível nacional. O projeto nasceu em 2009, por meio de uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan). Neste período o Meninos do Lagoa atendeu mais de 1.200 pessoas. 


De início, os treinos eram realizados em piscinas, mas logo evoluíram para as corredeiras do Canal Itaipu, construído pela binacional em 2005 no Parque da Piracema.


Com 430 metros e desnível de 4,2 metros, a pista foi batizada inicialmente de Canal de Águas Bravas – para diferenciá-la do outro caminho para subida dos peixes durante a piracema. Em 2010, o Canal Itaipu mudou de nome para se tornar o principal centro de treinamento da canoagem slalom do País, até a construção das corredeiras artificiais do Complexo Desportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, palco das Olimpíadas de 2016.


Em 2011, os atletas de alto rendimento passaram a integrar o Instituto Meninos do Lago (Imel), criado como um desdobramento da atividade sócio esportivo para regularizar a participação em competições oficiais. 

Informações: GDia       
Foto: Nilton Rolin/Itaipu